Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Setembro Lilás – OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM CÂNCER
Setembro Lilás – OS ANIMAIS TAMBÉM TÊM CÂNCER

https://www.organicsnewsbrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Google-Cachorro-Setembro-Lil%C3%A1s.jpg

 

Você sabia que os animais também podem desenvolver câncer? Neste artigo você irá saber o que é câncer, por que os cachorros hoje em dia estão tendo mais câncer do que antigamente, quais são os principais causadores de câncer em animais e conhecer um pouco mais sobre a oncologia veterinária. Esta por sua vez é a ciência que estuda como o câncer se comporta no organismo, suas ações e consequências.

 

Obs: Esta matéria foi copiada em toda sua integra do site da Farmácia Vida Animal de Vitória. Com autorização da direção.

 

1) O que é o “Setembro Lilás” e qual sua atuação no mercado como profissional?

 

O Setembro Lilás visa a conscientização dos proprietários no cuidado dos seus cães à medida que eles vão ficando idosos. Sabemos hoje em dia que com a Medicina Veterinária os cães têm vivido muito mais, os proprietários têm tido mais conscientização do cuidado, leva mais ao veterinário para consultas rotineiras e com isso os animais têm vivido mais tempo. Com isso tem aparecido mais doenças e diferentes, como a Síndrome Descognitiva Canina (um Alzheimer canino), entre outras, inclusive o câncer, que tem uma incidência maior em cães mais idosos que têm suas células mais “velhinhas” e não conseguem reparar as injúrias do meio, sem contar o fator genético como pré-disposição. O Setembro Lilás é mesmo de conscientização dos proprietários e fazer com que eles sempre levem ao veterinário para um check up e diagnosticar um câncer em sua fase inicial onde sua chance de cura é muito maior.

 

2) Os animais têm câncer? Existe tratamento?

 

Sim, hoje em dia os animais têm câncer como os humanos e de todos os tecidos do organismo, desde carcinomas, sarcomas, linfoma, mastocitomas, diversos tumores que cada dia têm se tornado mais comum na rotina da Medicina Veterinária. Há também o câncer de mama em cadelas; a cadela 10 cadelas atendidas que não são castradas e que são mais idosas (acima de 6 – 7 anos de idade), 7 têm pelo menos um nódulo de mama, tanto maligno quanto benigno, e isso é uma casuística que vem se tornando atualmente cerca de 50% dos atendimentos em câncer na Medicina Veterinária. Com isso, cada vez mais buscamos mais estudos e tecnologia para tratar estes tumores de um forma eficiente. Atualmente há a cirurgia como o tratamento primordial para o câncer em geral, a quimioterapia, eletroquimioterapia e criocirurgia. Esta é a realidade da Medicina Veterinária hoje no ES para tratamento oncológico.

 

Cada tumor tem sua especificidade, seu tratamento, seu protocolo e cada animal em especial deve ser tratado como um paciente único e com isso não existe um tratamento fixo para cada tumor e para cada paciente. É preciso sempre avaliar o quadro do paciente, o psicológico do proprietário (que também envolve toda a situação), observar se o animal tem a função renal e hepática eficazes, se é cardiopata.. tudo isso também envolve no tratamento do paciente oncológico, já que na maioria deles são idosos e sempre vêm com outras alterações juntamente com o câncer.

 

3) Como a manipulação ajuda no tratamento, nas terapias que escolhe, no tipo de prescrição, quando a mesma se faz necessária?

 

Os medicamentos manipulados hoje vieram para facilitar a vida do Médico Veterinário pois muitas vezes o peso dos animais varia muito em relação às medicações que temos hoje no mercado. Temos pacientes de 1kg até 70kg e todas as doses de medicamentos são calculadas por quilo ou por metro quadrado. para fazer a dose exata, não conseguimos partir os medicamentos em ¼, ¾, ½ , enfim, fracionar os comprimidos na forma ideal, então a Farmácia de Manipulação veio para facilitar nossa vida, pois conseguimos dar a dose certa do medicamento sendo eficaz.

 

Outra situação é que muitos proprietários reclamam que não conseguem dar o comprimido ao paciente e com isso podemos manipular na forma de xaropes, ou muitas vezes ao contrário, não consegue dar o líquido e conseguimos manipular em cápsulas, o que tem facilitado muito nosso vida. Outra coisa, as vezes o paciente gosta de um petisco e assim conseguimos manipular este medicamento deste modo, facilitando bastante a vida do proprietário, que hoje em dia tem uma rotina muito desgastante, trabalha muito, não fica muito em casa, fica pouco tempo, então o pouco tempo que ele tiver, se puder fazer as medicações de uma forma eficiente, para nós é muito importante, pois conseguimos ter certeza de que ele está dando a medicação, para que quando vier ao retorno, observarmos esta melhora do paciente e sabermos que é o medicamento que está sendo feito de forma correta, o que sempre foi um problema para o Médico Veterinário: o proprietário dar o medicamento de forma correta ao paciente.

 

4) O próprio animal sente diferença no tratamento com a farmácia de manipulação, tem mais eficiência?

 

Comparando uma medicação industrializada com a manipulada, não observamos diferença com relação à eficácia! Muitas vezes se tem um preconceito com a medicação manipulada e pelo contrário, eu tenho tido eficientes resultados; tenho prescrito bastante, pela facilidade de manipular a dosagem que preciso e na melhor forma farmacêutica que preciso (xarope, cápsula, biscoito) e tenho observado eficácia no tratamento dos pacientes. Em geral, pacientes com câncer precisam de medicação com protetores gástricos, protetores hepáticos, anti heméticos e até mesmo quimioterápicos para que sejam feitos em casa. Prescrevo bastante medicação manipulada na Farmácia Vida Animal, observo a eficácia e eficiência de 100% da ação delas e em todos eles, os proprietários ficam bem satisfeitos com o resultado. As medicações de manipulação têm ajudado muito no meu trabalho e tem facilitado bastante a vida do proprietário. Indico muito a Farmácia Vida Animal, gosto do atendimento e todos os proprietários sempre me passam o retorno no consultório, dizendo que foram muito bem atendidos, que gostam muito, pois quando pede para ser urgente a Farmácia Vida Animal agiliza o processo, que os pacientes se dão bem com as medicações, inclusive algumas medicações como a Doxiciclina não dá efeitos gastrointestinais, o que é muito bom!Curso de Eletroquimioterapia no VetCâncer em São Paulo.

 

http://vidapetnews.com.br/portal/setembro-lilas-os-animais-tambem-tem-cancer/

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.