Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Como tratar a sarna em gatos
Como tratar a sarna em gatos

https://wallpaperclicker.com/storage/wallpaper/cute-cat-wallpaper-82452592.jpg

As sarna é um problema muito comum nos pets, aparecendo especialmente naqueles animais que frequentam a rua, que têm contato com outros animais ou nas casas onde há vários pets. Ocorre pela presença do chamado ácaro da sarna, e ainda que esta condição conte com um tratamento simples, o grande problema é que é bastante contagiosa e que, uma vez que conseguirmos detectá-la, já está bastante avançada, afetando severamente a pele do nosso gato. Se detectou a sua presença


Tipos de sarna nos gatos

Existem normalmente dois tipos de sarna nos gatos:

A sarna do ouvido que se apresenta nas orelhas do animal, fazendo com que o mesmo se coce de forma constante e gerando muito desconforto. Trata-se de um tipo de sarna muito comum nestes animais.
A sarna escamosa, que se apresenta normalmente na cabeça e no lombo do animal, sendo bastante similar à caspa felina.

É importante que, independentemente do tipo de sarna que apresente o gato, a tratemos de forma adequada assim que a detectarmos, pois, a presença deste ácaro gera um grande desconforto no animal, que com o tempo se sentirá fraco e manifestará perda de apetite, o que afetará a sua saúde de forma importante.

Consulte o veterinário



O mais recomendável para tratar a sarna em gatos é que, uma vez identificados os sintomas desta doença, leve o seu gato de imediato ao veterinário. A sarna é uma doença muito simples de diagnosticar, por isso o veterinário saberá dar ao seu pet o tratamento indicado para ajudar a eliminar o ácaro e melhorar a saúde da sua pele. Entre as alternativas mais habituais encontram-se os sabonetes especiais antiparasitários, os sprays, as pipetas, os comprimidos ou os xampus.

Seguir as indicações do especialista e administrar o tratamento de forma adequada, ajudará a acabar com este problema de forma bem mais rápida e oportuna.


Remédios caseiros para a sarna em gatos

Os remédios caseiros para a sarna em gatos contam com uma eficácia limitada e não comprovada, por isso a recomendação será sempre consultar um veterinário para que o seu animal receba o tratamento profissional que merece. No entanto, algumas soluções caseiras podem ajudar a hidratar a pele, a evitar que o ácaro se adira a ela e a melhorar a aparência do animal enquanto o tratamento médico surte efeito.

Algumas alternativas são:

Utilizando umas luvas que depois deverá eliminar de casa, aplique na zona afetada pela sarna umas gotas de azeite de oliva e massageie. Isto ajudará a aliviar o desconforto, hidratar a pele e dificultar que os ácaros se fixem no pelo do seu pet. Pode fazê-lo diariamente.
A casca de limão ou de toranja pode ser útil para neutralizar estes ácaros. Ferva durante 10 minutos a casca de uma toranja ou de um limão, espere que este líquido esfrie e depois aplique na zona afetada massageando suavemente a pele do seu gato. Recomenda-se fazê-lo com luvas.
O mel é um remédio eficaz para reduzir a vermelhidão e inflamação na pele do pet. Aplique-a de forma local.
Além disso, é conveniente lavar a zona na qual dorme o animal e a roupa da sua cama caso tenha, deste modo eliminará o ácaro de todo o ambiente.


 http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sarna-em-gatos-24390.html

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.