Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Gripe canina
Gripe canina

http://vetschoolsuccess.com/wp-content/uploads/2013/01/SickDog.jpg

 

Assim como os humanos, os cachorros também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar pra outro. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.


 
O vírus da gripe H3N8 foi identificado em cavalos mais de 40 anos atrás. Mas somente em 2004 é que foi relatada pela primeira vez em cães. Ele foi diagnosticado originalmente em galgos, e desde então se espalhou por toda a população de cachorros.

 

Causas da gripe canina


 
Gripe canina é causada pelo vírus da gripe canina, conhecida como H3N8. É um tipo específico Um vírus influenza que causa a doença em cães, mas não os seres humanos. O vírus da gripe H3N8 foi originalmente um vírus influenza de cavalo. O vírus se espalhou para cães e adaptou para causar a doença em cães e ser facilmente transmitido entre os cães. Há agora, acredita-se que seja um vírus H3N8 específico para cães.


 

Como é transmitida a gripe canina?


 
Gripe canina é transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias, como a gripe humana é transmitida entre as pessoas. O vírus pode ser transmitido a um cão através do contato direto com um cão infectado, através de contato com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadores do vírus em suas mãos ou roupas. O vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas. Os cães têm o nível mais elevado de vírus nas secreções de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus. Muitas vezes, eles ainda não estão mostrando sinais clínicos, quando eles estão em maior risco de transmissão do vírus. Os cães podem ser capazes de espalhar o vírus por até 10 dias.


Sintomas da gripe canina


Aproximadamente 20-25 % dos cães de cães expostos será infectado, mas não mostram sinais de doença, mesmo que eles sejam capazes de propagar o vírus. Em 80% dos cães infectados que desenvolvem gripe canina, os sinais são leves e podem incluir uma tosse persistente que não responde ao tratamento, espirros, coriza e febre. Estes sinais podem ser muito semelhantes às de “tosse do canil”. No restante de cães infectados, a gripe canina pode se tornar muito séria, com cães infectados desenvolvendo pneumonia e dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões. Os cães geralmente começam a mostrar sinais de doença de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus da gripe canina.


Diagnóstico da gripe canina

 
Um veterinário irá suspeitar de gripe canina se o cão está mostrando os sinais acima, mas a gripe canina não pode ser diagnosticada apenas em sinais clínicos. Um teste de anticorpo específico é usado para diagnosticar gripe canina. É realizada em duas amostras de sangue, uma tomada no momento em que o cão é a primeira suspeita de ter gripe canina, e a segunda amostra feita 10-14 dias mais tarde. Se o cão é visto muito cedo no curso da doença (dentro de 72 horas após a exibir sinais), as secreções respiratórias podem ser testadas para a presença do vírus.
 

Tratamento da gripe canina

 
Não há tratamento específico para a gripe canina, mas o cachorro precisa de cuidados de suporte. Isso pode incluir a ingestão de fluidos para evitar a desidratação, uma boa alimentação e medicamentos para aliviar alguns dos sintomas. Se o cão está mais gravemente adoecido, ele pode precisar de oxigênio suplementar. Os antibióticos são muitas vezes dados para prevenir ou tratar qualquer infecção secundária, especialmente se houver pneumonia ou a secreção nasal é muito grossa ou de cor verde.

 

http://tudosobrecachorros.com.br/2013/12/gripe-canina.html

 

 

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.