Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » 11 sinais de que você precisa levar seu cachorro no veterinário
11 sinais de que você precisa levar seu cachorro no veterinário

http://tudosobrecachorros.com.br/wp-content/uploads/sinais-de-que-precisa-ir-no-veterinario.jpg

 

Ter um cachorro é uma das coisas mais maravilhosas que existem, mas isso traz uma enorme responsabilidade.


 
Você provavelmente já sabe que seu cachorro precisa fazer um check-up no veterinário todo ano e cães idosos (a partir dos 8 anos) precisam visitar o veterinário de 6 em 6 meses. Mas às vezes é preciso levar o cão no veterinário se algo errado estiver acontecendo com ele.


 
Se você notar um dos sintomas abaixo no seu cachorro, não entre em pânico. Embora sejam problemas que exijam tratamento, a maioria, em geral, não é grave.


 
Ser um dono responsável inclui prestar atenção no seu cachorro. Sejam mudanças de comportamento ou físicas, quanto mais você conhecer o seu cachorro, mais fácil será de identificar quaisquer mudanças e mais fácil será o tratamento se algo for identificado precocemente.

 

 

Sinais que você deve estar atento

 
Aumento ou perda de peso

 

Tanto o ganho quanto a perda de peso podem significar um problema de saúde. Entretanto, donos de cães tendem a não observar essa flutuação no peso do cachorro. Tenha o costume de pesar seu cachorro de tempos em tempos para acompanhar o peso dele. A perda de peso pode significar diabetes, anemia, desnutrição ou o cachorro pode ter parado de comer por sentir alguma dor. O ganho de peso pode significar problemas na tireóide, abdômen distentido ou problemas na glândula adrenal.
 
 
Diminuição da energia / atividade

 

Se seu cachorro costumava ser ativo e agora anda mais paradão, isso pode significar anemia, dor nas juntas, problemas de coração, artrite ou apenas fraqueza. Normalmente um cachorro doente fica mais prostrado e quieto, por isso podem ser muitas coisas. Fique atento.
 
 
Coçar, lamber ou mastigar a si mesmo

 

Qualquer um desses três sintomas pode significar que o animal está com coceira na região. De acordo com os veterinários, alergias são a causa número 1 das visitas ao consultório. Pode ser uma alergia alimentar, uma alergia de contato ou mesmo outras coisas como sarna canina ou pulgas e carrapatos.
 
 
Cheiro ruim

Um cheiro mais forte que o normal é algo pra ser examinado. Se você perceber isso, imediatamente cheque:
– orelhas
– glândulas anais
– boca
– dentes
Mesmo assim é importante que um profissional olhe seu cão, pois pode ser uma infecção.
 
 
Vômito e diarreia

 

Às vezes os cachorros vomitam. Se seu cachorro vomitar uma vez, não há motivo pra se preocupar. Mas, se ele está vomitando várias vezes por dia, ou vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo, possivelmente tem algo errado com ele. O veterinário pode checar por parasitas intestinais ou obstrução intestinal (o cachorro engoliu algo que ficou preso no intestino). A diarreia sozinha pode significar que o cão está com giárdia e esse verme precisa ser tratado com urgência.
 
 
Beber mais água que o normal

 

Se seu cachorro passar a beber mais água que o normal sem ter aumentado o nível de atividades físicas, isso pode significar um problema. Esses cães terminam toda a água do pote mais rápido que o normal, buscam por água em poças e potes de outros animais, lambem o fundo do pote vazio ou vão na privada pra beber mais água. Isso pode ser um sinal de diabetes, problemas renais ou problemas na glândula adrenal. Leve ao veterinário para exames.

 

Tossir e espirrar

 

Pode ser sinal de uma infecção do trato respiratório: gripe canina. Pode ser também tosse de canil ou pneumonia. Um outro sinal da gripe é a coriza amarela esverdeada que sai do nariz do cachorro. Normalmente é preciso antibióticos, seu veterinário precisa avaliar.
 
 
Sangramento

 

Seu cachorro jamais deve sangrar em nenhum lugar. Se você encontrar sangue, é sinal de um problema. O único sangue “normal” é quando a cadela está no cio, no período de sangramento. Veja aqui tudo sobre o cio em cadelas. Se você tem uma cadela castrada, fora do período do cio ou um macho, seu cão nunca deve sangrar.
 
Cachorros podem sangrar pelo nariz, por um corte na pata ou ter sangue na urina. Se o cão tem um ferimento, pode ser que precise levar pontos. Se há sangue na urina ou nas fezes, serão necessários exames laboratoriais para checar o problema.
 
 
Acidentes inesperados

 

Os cães estão sujeitos a tantos problemas de saúde quanto os humanos. Problemas intestinais, sangue na urina, acidentes em casa podem ser tão graves pros cães quanto é para os humanos. Pode significar pedra na bexiga ou uma internação na UTI. Precisa de tratamento e acompanhamento do veterinário. Você não quer ver seu cão sofrendo de dor, certo?
 
 
Cachorro mancando

 

O cachorro pode mancar por vários motivos, que já falamos nesse artigo aqui. Mas mancar também pode significar câncer nos ossos, por isso é importante envolver o seu veterinário o quanto antes. Mancar também pode significar ruptura de ligamento, artrite ou algo preso embaixo das patas.
 
 
Caroço ou edema

 

Um caroço em qualquer lugar do corpo (boca, costas, patas, dedos) precisa ser verificado pelo veterinário. O médico vai fazer um procedimento simples (coletar uma amostra com uma agulha). A maioria será benigna, mas é melhor checar.
 
 
Orelhas irritadas ou com muita cera

 

Se as orelhas apresentam vermelhidão ou estão fabricando muito cera, pode ser sinal de otite. Leve ao veterinário pra que ele possa checar, descobrir a causa da otite e receitar os medicamentos corretos.
 
 
Cachorro pressionando a cabeça na parede

 

Esse é um sinal grave de que algo não vai bem com a parte neurológica do cachorro. Se você vir seu cachorro fazendo isso, leve ao veterinário imediatamente.

 

http://tudosobrecachorros.com.br/2015/03/11-sinais-de-que-voce-precisa-levar-seu-cachorro-no-veterinario.html

 

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.