Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Como saber se meu gato está com vermes
Como saber se meu gato está com vermes

http://t2.uccdn.com/pt/images/4/0/9/img_21904_ins_99160_600.jpg

 

 

Os vermes são um parasita que qualquer gato, selvagem ou não, pode apanhar. Mesmo os animais de casa, bem cuidados, estão expostos a este perigo e seus donos também. É preciso um cuidado particular com verminose: estes parasitas podem ser transmitidos para seres humanos, especialmente crianças. O seu gato pode apanhar vermes através da água, do ar, dos alimentos, e até em inocentes passeios. Os filhotes estão, geralmente, mais expostos à contaminação - o parto e a amamentação são possíveis riscos quando a mãe não recebeu tratamento adequado. Estes parasitas alojam-se nos órgãos gastrointestinais, apresentando sintomas que nem sempre são notados. Saiba como proteger a sua família dos vermes lendo este artigo umComo que explica como saber se meu gato está com vermes.

 

Perda de peso. Os vermes alimentam-se de proteínas e/ou sangue dos tecidos do animal, fazendo com que ele absorva menos nutrientes que o necessário para um peso saudável. As lesões que causam também comprometem a digestão, impedindo uma correta absorção do alimento.

 

Fezes moles e com sangue ou diarreia. A consistência e aspeto das fezes são dos maiores indicadores da saúde do seu pet. Fique atento ao seu formato, quantidade e cheiro. Esteja alerta em caso de diarreia constante - as fezes podem conter ovos de parasitas. São fáceis de ver e identificam contaminação de vermes.

 

Aumento abdominal. Pode parecer que o animal está engordando e ganhando peso. Na realidade, esse aumento de volume na barriga do gato sugere infestação maciça de vermes.

 

Coceira na região perianal. É um sintoma importante. Se vir o animal roçar o seu bumbum pelo chão, o mais certo é ter parasitas.

 

Diminuição na resistência. Se o seu gato mostra menos ritmo de atividade física e parece triste, ele pode estra transportando verminoses. Procure perceber se ele aparenta estar desanimado e mais quieto que o normal.

 

Perda de apetite. Um sintoma fácil de identificar é a redução da quantidade de alimento que o seu companheiro ingere.

 

Atraso no crescimento. Se o seu gato ainda é apenas um filhote, tente observar se ele está crescendo ao ritmo normal para a sua idade.

 

Pelo sem brilho. Veja (especialmente na hora do banho) se o seu gatinho tem pelagem fosca. O pelo sem brilho é, também, um indício de parasita.

 

Vômitos. Em casos mais extremos, o seu gatinho pode apresentar sinais de vermes através do vômito.

 

Dor abdominal. Tente perceber se o gato mostra desconforto quando você apalpa seu abdômen.

 

Anemia. Se o animal se mostrar apático, os vermes podem estar se alimentando do seu sangue. Pode até evitar brincadeiras.

 

Dermatites. Algumas espécies de vermes podem migrar para a pele do seu pet. Dê uma olhada no seu pelo.

 

Para saber com certeza o que o seu gato tem, leve-o numa visita ao seu veterinário de confiança. Um simples exame físico é suficiente para fazer o diagnóstico. Em algumas situações, o médico pode ter necessidade de fazer um exame de fezes. Não se esqueça de remover as fezes do ambiente do seu gato para evitar contaminação e de administrar regularmente remédio vermífugo.

 

http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-meu-gato-esta-com-vermes-21904.html

 

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.