Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » O que é a FIV nos gatos
O que é a FIV nos gatos

http://www.petshoprj.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/10/Espirro-e-febre-em-gatos-pode-ser-gripe-.jpg

 

Deseja saber o que é a FIV nos gatos? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A FIV, doença semelhante a AIDS que acomete os seres humanos, não tem cura e pode causar a morte dos seus animais de estimação. Para que os seus peludos não tenham as suas vidas prejudicadas pelo aparecimento desta doença, é preciso que você conheça as suas formas de transmissão, manifestação e evite que o seu gato adquira a doença. Esta doença ainda causa muita intriga entre os especialistas, que desconhecem forma de cura que possam prolongar a vida dos gatos com a patologia.


Conhecendo um pouco mais sobe a doença

 

O FIV, cujas siglas significam: Feline Immunodeficiency Virus (traduzido para o português: Vírus da Imunodeficiência Felina) não pode ser transmitido para os seres humanos, no entanto, quando acomete os gatos, causa as mesmas complicações observadas em pessoas com HIV.

 

O FIV em gatos não tem cura, porém, existem medicamentos que controlam a doença fazendo com que a vida destes bichos possa ser prolongada.


Formas de transmissão da FIV: AIDS felina

A principal forma de transmissão desta doença entre os gatos é a saliva. Não existe nenhum estudo que comprove a transmissão desta doença nos gatos por meio das relações sexuais, porém, vale a pena ressaltar que o dono deve cuidar para que o cruzamento só ocorra com gatos sadios.

 

A doença pode ser transmitida quando um animal contaminado lambe uma ferida ou lesão presente no outro.

 

A doença também pode ser transmitida por transfusão sanguínea e para os filhotes durante a gestação. Acredita-se também que a transmissão possa ser concretizada por gatos que compartilham a mesma vasilha de comida e bebida, visto que, estes objetos acabam ficando com pequenas quantidades de saliva.


Conheça os sintomas desta doença

 

A doença pode se manifestar de diversas formas diferentes e é dividida em diferentes estágios. Em alguns casos, os gatos acometidos pela FIV podem demorar anos para manifestar os primeiros sintomas da doença.

 

A FIV, assim como a AIDS, causa uma debilidade do sistema imunológico, que fica muito fragilizado propiciando o aparecimento de outras doenças.

 

Outros sintomas característicos desta doença são: febre, diarreia, gripes, anemias, infecções no trato urinário, presença de feridas e lesões na boca, pele e distúrbios no sistema respiratório. Estes sintomas são muito comuns nos gatos com FIV, no entanto, eles podem variar de acordo com o organismo do animal e do estágio em que a doença se encontra.

 

Como diagnosticar esta doença?

 

Para diagnosticar esta doença, são realizados exames laboratoriais. Por esse motivo, é muito importante que você leve o seu gato para uma consulta com o veterinário caso suspeite de alguma alteração ou doença.

 

Não existe cura para o FIV, os gatos acometidos pela doença terão que conviver com ela com a ajuda de medicamentos que possam promover o seu controle.

 

Além de medicamentos que previnam a progressão da doença, o gato terá que fazer uso de medicamentos que aumentem a sua resistência imunológica, prevenindo a infecção por outras formas de vírus oportunistas.

 

http://animais.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-fiv-nos-gatos-16102.html

 

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.