Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Sintomas de cistite em gatos
Sintomas de cistite em gatos

http://t1.uccdn.com/pt/images/5/2/8/img_sintomas_de_cistite_em_gatos_22825_600.jpg

 

A cistite nos gatos é uma doença muito similar à cistite que os humanos podem sofrer. Trata-se da inflamação da bexiga urinária, o que provoca principalmente dores ao urinar. Quais são as suas principais causas? O estresse é a principal, mas também podem causar cistite uma infecção por um vírus ou uma bactéria, a obesidade ou inclusive tumores relacionados com a bexiga.

 

A primeira coisa que deve fazer se desconfiar que o seu felino tem algum destes sintomas é, sem dúvida, levá-lo ao veterinário: ele confirmará o que estará acontecendo e saberá como curar.

 

Instruções

 

O sintoma mais evidente e um dos primeiros que podemos notar no caso dos gatos é a quantidade de vezes que ele faz xixi. Isso é algo que deve sempre prestar atenção, pois o gato não pode comunicar a você que se sente mal e, portanto, é mais difícil de detectar as suas doenças. Se perceber que faz mais xixi do que o normal ou que urina com muito esforço, pode ser que esteja com cistite.


Relacionado com essa maior frequência das micções do gato, outro sinal de cistite é a alta frequência com a qual bebe água. Isso é assim porque perde muita quantidade de líquido ao urinar (ainda que sejam pequenas quantidades, são muitas), por isso precisa ingerir mais líquido do que o normal.


Outro sintoma de cistite em um gato é a dor que sente ao urinar, pois a sua bexiga está um pouco danificada. Saberá se existe esta dor porque quando o gato fizer xixi, miará de forma evidente. Além disso, se perceber que ele lambe a zona genital, leve-o também ao especialista porque este é outro sintoma.


O sangue na urina do felino também é um sinal claro de alarme da cistite. No entanto, este sintoma é muito importante porque ainda que o gato não tenha cistite, o sangue na urina indica que algo está errado e poderia ter alguma outra doença.


Nos machos, a cistite pode provocar uma obstrução completa da uretra, fazendo com que o gato deixe de urinar completamente. Se observar que o seu gato tenta urinar mas não consegue, também é possível que esteja com cistite.


Um sintoma muito comum também desta doença em gatos são as pequenas micções que o animal pode fazer fora da caixa que ele tem para isso. Isso acontece pela sua falta de controle sobre o xixi, por causa da obstrução da uretra. Ou seja, que o gato não perceba que tem que urinar e, portanto, não vá ao lugar adequado para isso.

 

http://animais.umcomo.com.br/articulo/sintomas-de-cistite-em-gatos-22825.html

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.