Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Como combater obesidade canina
Como combater obesidade canina

http://mdemulher.abril.com.br/sites/mdemulher/files/styles/retangular_horizontal_2/public/migracao/cachorro-na-balanca-obesidade-canina-10385.jpg?itok=IIHPEi14 

 
Quer saber como combater obesidade canina? Em umComo explicamos-lhe para que possa garantir a saúde do seu cachorro. Todos nós gostamos de ver nosso cachorro comendo com vontade, pois quando não o faz significa que algo está errado. No entanto, quando o faz de uma forma excessiva pode ser prejudicial para a sua saúde. Além disso, o sedentarismo também pode ser prejudicial, pois pode levar à obesidade. A obesidade canina deve-se basicamente à acumulação de gordura nas zonas de depósito de tecido adiposo. Quando o que o seu cachorro consome é superior ao gasto calórico, surge obesidade. 
 
 
Sinais de obesidade canina
 
 
Um cachorro é considerado obeso quando o seu peso é superior a 20% do peso considerado normal. Isso é válido em casos de cachorros de raças puras, em que se pode fazer uma comparação com o peso padrão dessa raça. Lembre-se que, para saber o peso ideal do seu cachorro você deve considerar fatores como raça, sexo, idade e condições ambientais. Além disso, existem alguns sinais que lhe podem indicar obesidade no seu cachorro:
 
 
Quando não consegue ver as suas costelas ou senti-las mediante apalpação;
Não existe uma definição da linha da cintura, você pode verificar isso de cima;
Ao redor do seu pescoço não existem dobras ou gordura.
 
 
Também poderá verificar a sua forma de andar e a sua tolerância ao exercício, se fica logo muito cansado ou não.
 
 
Causas da obesidade canina
 
 
A obesidade canina pode ocorrer em qualquer cachorro independentemente da sua idade, no entanto este problema é mais comum em cachorros idosos, castrados, uma vez que acabam por se exercitar menos e cachorros que tenham pouco espaço. A principal causa da obesidade canina é um gasto calórico inferior àquilo que seu cachorro ingere. Uma má alimentação também pode causar esta condição, principalmente quando dá ao seu animal alimento humano. Este tipo de alimento não contém os nutrientes necessários para o seu cachorro, além do seu organismo não o processar da mesma forma. Falta de exercício também pode ser outra das causas, em determinadas raças e idades a duração e intensidade de exercício pode ser maior. Se dispõe de pouco tempo para o seu amigo de quatro patas, é normal que ele fique mais estressado e sedentário, o que pode conduzir à obesidade.
 
 
Tratamento obesidade canina
 
 
A obesidade pode ser bastante prejudicial para a saúde do seu animal, pois pode desencadear em várias doenças, problemas respiratórios e cardíacos, levando até ao óbito. Por isso, é essencial tratar e principalmente prevenir este problema no seu cachorro de estimação. Se o seu cachorro sofre de obesidade, deve começar por consultar o seu veterinário, pois é ele que vai definir a dieta alimentar e o plano de exercícios.
 
 
A dieta alimentar vai consistir em uma alimentação à base de ração própria para o seu animal, com os nutrientes necessárias e na quantidade certa, dependendo da raça e idade do seu cachorro. O ideal é distribuir a quantidade ideal de ração em três refeições ao dia, fazendo intervalos entre refeições. É muito importante que não dê alimento humano para o seu animal, mesmo que ele fique pedindo o tempo todo, isso pode ser prejudicial para a sua saúde e ainda mais se quer combater a obesidade. Para evitar esta situação, faça as refeições longe do seu animal ou diga-lhe que "NÃO", com o tempo ele vai aprender e vai se habituar a não pedir.
 
 
O exercício físico vai ser a melhor forma de combater a obesidade, pois ajuda a regular a ingestão alimentar. Nesta fase é importante dedicar mais tempo ao seu cachorro, saindo com ele para caminhar, correr e brincar atirando objetos para que ele possa correr para os ir apanhar. O seu veterinário vai lhe recomendar os melhores exercícios para o seu cachorro mediante o grau de obesidade em que se encontrar.
 
 
Todos estes cuidados são importantes não só para combater a obesidade, mas no decorrer da vida do seu animal para garantir o bem-estar a saúde.
 
 

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.