Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Como tratar a tosse dos canis
Como tratar a tosse dos canis

http://t1.uccdn.com/pt/images/7/8/4/img_23487_ins_106448_600.jpg

 

A tosse dos canis é uma doença viral que afeta os cães e o seu principal sintoma é a tosse seca. A melhor forma de tratar a tosse é com uma boa estratégia de prevenção, não esquecendo da vacinação do seu pet aos 6 meses. E para não correr riscos com este tipo de tosse, temos que nos lembrar das vacinas anuais, especialmente se o seu cão está em contato de forma habitual com outros cães.

 

Instruções

 

O nome desta doença acontece porque os refúgios ou centros de adoção onde há uma grande concentração de animais, é o lugar ideal para que este vírus seja contraído e se propague com facilidade. É uma doença similar à gripe das pessoas, ainda que não seja idêntica.

 

É um vírus que convém detectar a tempo e tratar porque é muito contagioso. Nos casos de animais com o sistema imunológico fraco, pode chegar a ser mortal se não for detectada a tempo ou estiver em estado avançado.

 

O principal sintoma é a tosse intensa e seca. A expectoração é tão forte que o cão pode chegar a vomitar de forma ocasional, ou inclusive expulsar espuma pela boca. Ainda que devemos ter em conta que os vômitos não são necessariamente um sintoma específico da tosse dos canis.

 

Esta doença pode ocorrer de forma leve com tosse suave e sem febre. Se este for o caso, o vírus desaparecerá sem ter que ser tratado. Mas nos casos mais graves, o cão passa por estados febris, tosse seca constante e catarro esverdeado. Se o seu cão sofre destes sintomas, deverá ir ao veterinário para que este prescreva um tratamento para o tratar.

 

Os medicamentos mais comuns receitados para tratar a tosse dos canis são os xaropes e os antibióticos e servem para tratar os sintomas. Segundo o estado do seu cão, precisará de uma medicação diferente que o seu veterinário deverá prescrever. Quando começar o tratamento, o normal é que o seu pet comece a melhorar no prazo de uma semana.

 

Terá cães que ainda precisarão de anti-inflamatórios e antibióticos para tratar a tosse. Se o seu pet vive com outros cães enquanto estiver doente é conveniente isolá-lo, porque é uma doença contagiosa. A tosse propaga-se pelas bactérias que o cão expulsa quando tosse.

 

A melhor forma de combater a tosse dos canis é com a vacina específica para este vírus. Esta vacina é aplicada quando o seu pet tem 6 meses e dá-se um reforço todos os anos. Este reforço anual é fundamental em cães com problemas pulmonares do tipo respiratório, doenças cardíacas ou que vão passar algum tempo em casas junto com mais cães.

 

Algo que devemos ter em conta é que é no outono e no inverno que a tosse dos canis causa mais estragos. O frio ataca as defesas dos cães e é nesse momento que o vírus invade o organismo.

 

Deve-se compreender a importância da vacinação, há muitos donos de animais que não vacinam contra este tipo de tosse e depois vêm as temidas consequências. Nos refúgios de animais, ao conviverem muitos cachorros, os casos desta doença multiplicam-se com apenas um surto desta doença. Assim, o mais indicado é prevenir e vacinar para evitar contágios indesejados.

 

Além do tratamento médico, há certas regras que convém seguir para cuidar do seu pet doente e para que recupere o mais rápido possível. Para começar, deve evitar fumar em casa ou perto do seu pet porque isso irá provocar mais tosse e fazer com que a sua garganta se irrite.

 

Uma forma de aliviar o desconforto da garganta do seu pet que provoca a tosse, é respirando vapores com essência de menta. Terá que esquentar água com essências deste tipo de ervas e colocar a panela na zona onde o seu cão dorme ou passa mais tempo descansando.

 

Poderá dar banho ao seu pet, mas terá sempre que o secar de imediato para que não fiquem restos de umidade em sua pelagem. Quando estiver doente não se recomenda que faça exercício físico, já que o ar que entrar, rapidamente irritará as vias respiratórias e piorará a tosse. Nestes dias, será melhor evitar a coleira para que não pressione a garganta, poderia usar arnês ou um lenço para prender a coleira.

 

http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-tosse-dos-canis-23487.html

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.