Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Principais características dos cães pequenos
Principais características dos cães pequenos

http://cdn.skim.gs/image/upload/c_fill,dpr_1.0,w_940/v1456335851/msi/Yorkshire_Terrier_xkjh7m.jpg


Pets pequenos possuem características anatomofisiológica que os diferenciam


MSC MV Luciana Peruca
Coordenadora de Comunicação Científica


Royal Canin Brasil


Cães pequenos são aquele com até 10 kg de peso vivo quando adultos. Esses animais apresentam particularidades que os diferenciam dos cães dos demais portes. Os cães pequenos são filhotes até os dez meses de vida e possuem, portanto, um crescimento intenso e rápido. O processo de envelhecimento se inicia mais tardiamente que o de cães dos outros portes. Cães com até 10 kg de peso quando adultos começam a envelhecer aos oito anos de idade (1ª fase de envelhecimento) e apresentam a 2ª fase de envelhecimento a partir dos 12 anos. A expectativa de vida dos cães pequenos é maior que a dos demais tamanhos, podendo ultrapassar os 20 anos.


Além dessas particularidades, cães pequenos possuem características anatomofisiológica que os diferenciam, como: predisposição à formação de cálculo urinário e dental, constipação e apetite caprichoso.


Formação de cálculo urinário. Relacionada à baixa ingestão de água dos cães pequenos e à considerável propensão à retenção urinária. Assim, a urina se torna mais concentrada, aumentando a predisposição de formação de cálculo urinário.


Constipação. Cães pequenos apresentam menor tempo de trânsito colônico (TCC), o que diminui a fermentação intestinal e contribui para a constipação. Além disso, esses cães consomem menos água o que também aumenta o ressecamento das fezes.


Formação de cálculo dental. A mandíbula pequena de cães desse porte aumenta a proximidade entre os dentes e torna o acúmulo de restos alimentares, bactérias e, por fim, de cálcio mais provável. Quando o cálcio se deposita na placa bacteriana há sua mineralização e consequente formação do cálculo dental.


Apetite caprichoso. Cães pequenos possuem um número menor de células olfatórias comparados aos cães de outros portes. Como um dos fatores mais importantes para a palatabilidade de cães é o aroma, com um menor número de células olfatórias, cães pequenos tornam-se mais seletivos para se alimentarem.


Com isso, o fornecimento de alimentos que considerem as diferenças entre os portes de cães é fundamental para a máxima precisão nutricional e digestibilidade, além de melhor qualidade de vida e maior longevidade.


http://www.caesegatos.com.br/principais-caracteristicas-dos-caes-pequenos/

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.