Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Ingestão de grama pode indicar desconforto estomacal em cães
Ingestão de grama pode indicar desconforto estomacal em cães

http://www.labrador-retriever.club/images/labrador-retriever/beagle-eating-grass-dogs-eating-grass.jpg


Nessa ação, o animal consome clorofila, que é de extrema importância para sua saúde


É comum ver o cão comendo grama em um parque ou no jardim de sua casa e, de acordo com o especialista em comportamento canino, Ricardo Tamborini, é normal os animais comerem grama ou qualquer vegetal que esteja por perto.


O profissional conta que uma das explicações mais interessantes para isso é que os parentes selvagens de cães domésticos – lobos, raposas e cachorros do mato – têm como base de sua alimentação animais herbívoros. Assim, acabam ingerindo, indiretamente, plantas e gramas que estavam no estômago desses animais. “Outro fato bastante curioso é que os cães comem grama enquanto estão correndo e caçando. Eles fazem isso para juntar mais informações de cheiro e gosto do que estão caçando”, explica.


Os cães também comem grama e plantas quando estão com algum desconforto estomacal, isso porque a grama age como um irritante no estômago, fazendo o animal vomitar a comida indesejada. “A grama também adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo as chances de câncer de intestino”, menciona.


Tamborini diz que quando os cães comem algum tipo de planta, mesmo que involuntariamente, estão consumindo clorofila, que é de extrema importância para a saúde deles, pois atua no organismo limpando impurezas e toxinas. “A clorofila também inibe o crescimento bacteriano em feridas, combate as infecções de gengiva, garganta, ulceras gástricas e inflamações de intestino, além de ser responsável pela renovação de tecidos, promovendo uma flora intestinal saudável e ativando enzimas para produzir vitaminas A, E e K”.


Apesar de todos os benefícios encontrados na clorofila, presente nas plantas, o especialista alerta quanto ao cuidado em deixar o cão solto, comendo grama em qualquer lugar. “Esses matos podem estar contaminados pela poluição ou agrotóxicos e a ingestão pode intoxicar o animal, sem contar que ele ainda pode ingerir vermes e parasitas”, explica.


Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.


http://www.caesegatos.com.br/ingestao-de-grama-pode-indicar-desconforto-estomacal-em-caes/

Projeto Castração © 2015 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039
Rua Laguna, 917, Bairro Oficinas, Tubarão-SC, (48) 99650-4039.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.