Castração Social

projetocastracaosocial@gmail.com

Dra. Marina Dante

CRMV SC 3583 / CRMV SP 8190

(48) 3241-1567 / 99650-4039

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog » Cuidados pré e pós castração de cães e gatos
Cuidados pré e pós castração de cães e gatos

 

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico que não é muito complicado, mas precisa de diversos cuidados tanto antes, quanto depois da cirurgia. Confira abaixo todos os cuidados pré e pós castração de cachorros e gatos.

Alguns cuidados após castração são fundamentais para a rápida recuperação de cães e gatos e o sucesso da cirurgia. A castração é importante para evitar prenhez indesejada, doenças e alguns desdobramentos, como o abandono e os maus-tratos. O procedimento cirúrgico costuma ser tranquilo, mas exige diversos preparos prévios e cuidados após castração.

 

No que consiste a castração?
A castração é um procedimento cirúrgico que deve ser feito por um médico veterinário. Alguns procedimentos ainda pedem a presença de um anestesista veterinário, pois o animal deve estar sob anestesia geral. Apenas um profissional capacitado pode indicar qual o melhor procedimento e tipo de anestesia (inalatória ou injetável) para um cão ou gato. A anestesia inclusive é um dos motivos para os cuidados após castração. A cirurgia de castração é realizada de formas diferentes em cães e gatos, machos e fêmeas. Nos animais machos, o procedimento retira os testículos. Já nas fêmeas, a cirurgia consiste na retirada dos ovários e útero por meio de uma incisão normalmente próxima ao umbigo. Nos dois procedimento, o corte recebe pontos (que podem ser externos e devem ser retirados posteriormente ou internos, sem a necessidade de retirada) e eles exigem cuidados após castração.

 

Cuidados pré castração
Antes da cirurgia, o animal passará por uma consulta para ver como está sua saúde e se está apto para a operação. Para isso, o médico veterinário pedirá alguns exames para assegurar se tudo está realmente bem. O tutor então é orientado a garantir a devida restrição hídrica do pet de no mínimo seis horas e alimentar de no mínimo doze horas. Isso é extremamente importante, pois garantirá a segurança do bichinho durante o procedimento cirúrgico.

 

Preparação para a castração
Apesar de ser considerada uma cirurgia de baixa complexidade na maioria dos casos, além de cuidados após castração, a preparação é necessária. Antes da cirurgia, o animal deve passar por uma consulta com um médico veterinário para a análise clínica. O profissional poderá pedir alguns exames como hemograma e eletrocardiograma. Esses cuidados são importantes por causa da anestesia.

 

Além da consulta e dos exames, o animal deverá realizar jejum alimentar e restrição hídrica pelo período solicitado pelo médico veterinário. O tutor também pode se preparar de outras formas, como comprar um colar elizabetano e levar um cobertor para ser usado nos cuidados após castração. Além disso, o vômito após castração não é incomum, portanto prepare-se cobrindo a cama do animal, tapetes e outros lugares previamente para minimizar riscos de sujeira. Levar a caixa de transporte também pode facilitar a retirada do animal da clínica e tornar o trajeto mais confortável.

 

Cuidados pós castração
Depois de realizada a cirurgia, o animal ficará em observação na clínica até voltar da anestesia, onde será dada a autorização de seu merecido repouso em casa para receber os devidos cuidados do pós-operatório por parte de seu tutor. No caminho de casa, pode ser que o animalzinho ainda esteja um pouco sob o efeito da anestesia e por isso pode apresentar um comportamento diferente.

Na chegada, o cão ou gato precisará apenas de uma casinha ou caminha quentinha para descansar e um comedouro e bebedouro com água e ração para quando ele quiser beber ou comer. O tutor não deve forçá-lo a beber água ou se alimentar quando ele mesmo não demonstrar vontade, pois o pet recebe soro na cirurgia e é normal que ele não sinta fome ou sede nas primeiras horas de pós-operatório. Como foi feita uma incisão, o animal sentirá dor, portanto o médico veterinário indicará um analgésico que deve ser dado na hora certa e pelo tempo prescrito.

Durante o pós-operatório, o pai ou a mãe do pet deverá seguir as orientações que recebeu na clínica e retirar o curativo para a limpeza da sutura diariamente com o auxílio de um produto indicado pelo médico veterinário. Em alguns casos será preciso refazer o curativo utilizando gaze e micropore, mas na maioria dos casos só a limpeza é o suficiente. Nesse período, o bichinho precisará ficar com seu colar elizabetano para impedi-lo de mexer ou retirar o curativo, além de não contaminar o local da cirurgia. O colar elizabetano também é muito importante, pois o animalzinho sem esse acessório pode retirar seus pontos com a boca e precisar de uma nova cirurgia com urgência.

Por fim, uma nova data de retorno ao médico é agendada para que o pet seja reavaliado para a retirada dos pontos. Se os cuidados de pós-castração foram feitos corretamente, consequentemente a saúde do animal estará garantida e ele estará brincando ativamente em breve com toda a família.

 

Conforto
Assim como nós, os animais precisam de conforto e cuidados pós-cirúrgicos. A recuperação da castração de cachorro e gato precisa de um espaço com a caminha, uma coberta e um pano ou lençol próprio. O repouso do animal deve ser absoluto para evitar que os pontos abram ou que surja um caroço após castração que pode evoluir para uma hérnia.

 

Água e comida
A hidratação e a alimentação são liberadas de acordo com a orientação do médico veterinário. Não force o animal a comer, já que a anestesia pode deixar o cão ou o gato enjoado provocando vômito após castração. Além do enjoo, outros sintomas após castração comuns são dores leves no local da cirurgia, sonolência, falta de apetite e incontinência urinária. Os sintomas tendem a sumir rapidamente. Caso persistam procure o médico que realizou o procedimento.

 

Medicamentos
Os medicamentos prescritos pelo médico veterinário devem ser dados corretamente para evitar complicações. Também é comum a necessidade de curativos e limpeza dos pontos feitos sobre a incisão, que deve ser feita apenas sob orientação profissional.

Meu gato tirou os pontos

Os animais instintivamente tendem a lamber ferimentos para promover a cicatrização. Apesar de funcionar na natureza, os produtos indicados pelo médico do seu animal são mais eficazes. Entre os cuidados após castração mais indicados estão o uso de roupa cirúrgica e colar elizabetano. Ambos dificultam o acesso da boca e das patas do animal ao ferimento evitando infecções e machucados. Os pontos devem ser retirados apenas pelo médico veterinário por um procedimento simples que não exige anestesia. No retorno à clínica, é fundamental saber como seguir para que haja uma recuperação correta.

 

Outros cuidados após castração

Cães e gatos tendem a se recuperar rapidamente e os sintomas após castração simplesmente desaparecem. Porém, outros cuidados após castração podem ser necessários, por exemplo no aparecimento de um caroço após castração. Essa elevação pode ser decorrente da cicatrização, porém é imprescindível a visita a um médico veterinário para avaliação. Alguns médicos veterinários indicam o uso de ração seca para animais castrados outro sugerem o aumento nas atividades físicas. Realize todos os cuidados após castração corretamente seguindo as orientações de um profissional. Em pouco tempo seu animal estará totalmente recuperado e ainda livre de prenhez indesejadas e reduzirá a chance de diversas doenças, como as sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer .

 


https://www.petlove.com.br/dicas/cuidados-pos-castracao-de-caes-e-gatos

Projeto Castração © 2015 - 2023 Todos os direitos reservados. CNPJ: 06.972.402/0001-34.

Projeto Castração SC: Av. Gov. Jorge Lacerda, 943, Campinas, São José-SC, (48) 3241-1567 / 99650-4039

Filial Palhoça: Rua Cecília do Rêgo Almeida, 93B (Portaria 2), CEIP, Jardim Eldorado, (48) 99118-5800

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2023 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.